Um ‘breve’ resumo sobre Sonic, com minha humilde opinião Gamer.
Passado
Dia 23/06/1991
O que se ouvia nas ruas dos Estados Unidos e da Europa antes mesmo das lojas se abrirem neste dia provavelmente seriam gritos de crianças alvoroçadas, com seus pais um tanto perdidos naquele meio de gente frente à loja. Assim também foi no dia 26 do mesmo mês nas ruas do Japão, lojas lotadas, estoques esgotados, mais pedidos ao fornecedor. Mas qual o motivo?
Simplesmente Sonic, o mais novo jogo lançado pela Sega –SErvice GAmes- do Japão era o grande motivo pra tudo isso, era a grande novidade do momento.
Nessa época um dos grandes carros-chefes do mundo dos games no Japão era a gigante Nintendo -do japonês ‘Deixe o Destino para o Céu’- com o imbatível Super Mario a Nintendo estava no topo, ninguém a desafiava. A época foi promissora para muitas empresas, tal como foi para a Sega. Ambas já tinham 2 consoles cada, o Nintendinho -8bits-, lançado em 15/07/1983, o Super Nintendo -16bits-, lançado em 21/11/1990, o Master System -8bits-, lançado em 20/10/1985 e o Mega Drive -16bits-, lançado em 29/10/1988 no Japão. E seus respectivos jogos mais vendidos:
Mega Drive -MD- Sonic the Hedgehog 2, 6 milhões
Master System -MS- Castle of Illusion, -número não foi divulgado =p-
Nintendinho -NES- Super Mario Bros, 40.24 milhões
Super Nintendo -SNES- Super Mario World, 21 milhões
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-O Problema-
A Sega já tinha um mascote, o Alex Kidd
Com jogabilidade semelhante ao Mario ao que parece para cativar o público da Nintendo, porém o Alex não fez tanto sucesso quanto o esperado, assim complicou para a Sega, que tinha dois consoles, mas não tinha um jogo nem um personagem cativante e destruidor da concorrência como a Nintendo fazia com o Mario.
A Sega foi inteligente, aproveitando o processamento de dados rápido que o Mega Drive tinha -era mais rápido que o SNES- a idéia era criar um jogo que se aproveitasse dessa vantagem. Assim nasce Sonic, e afinal de contas a Nintendo achou um competidor à altura.
A briga com Mario foi grande, hoje tem o nome de A Guerra dos 16 Bits -que talvez eu fale em outro post-, a Sega se manteu no mercado de consoles até a queda do Dreamcast, seu último console fabricado. Desde então a Sega parou de produzir consoles próprios porém Sonic continuou a viver, mas na casa dos outros, nos consoles da Sony e da Nintendo pra ser exato.
O Sonic que conhecemos hoje foi criado por 4 pessoas, Yuji Naka, Hirokazu Yasuhara, Naoto Oshima e Masato Nakamura.
Os grandes nomes da Sega
Yuji Naka
Yuji Naka -Aparece como “YU2” ao final de Sonic 1- , um dos criadores de Sonic.
Yuji Naka, parte da equipe criadora de quase 35 jogos na Sega, fez parte da Sonic Team – divisão da Sega criada em 1988, junto com o Mega Drive-
Cargo: Programador dos jogos clássicos que levaram Sonic ao topo, criou a física dos clássicos que os fans tanto amam.
Sonic, inicialmente chamado de Neeedlemouse -literalmente, Rato-agulha-, mas o nome foi mudado com a implementação do conceito de que Sonic pode quebrar a barreira do som quando corre, assim relacionando o nome e o poder com mais facilidade.
Naoto Oshima
Yuji naka à esquerda e Naoto Oshima à direita.
Cargo: Desenhista do Sonic, Naoto fez dos primeiros conceitos de como o ouriço iria aparecer ao público até o chegar ao Sonic que conhecemos hoje.
Hirokazu Yasuhara
Hirokazu Yasuhara –Aparece como “Carol Yas”-
Cargo: Foi o level designer de quase todas as fases dos primeiros jogos do Sonic para Mega Drive.
Também fez parte de equipes de grandes jogos como Jak and Daxter e Uncharted.
Green Hill, primeira fase de Sonic 1 e Uncharted: Drake’s Fortune
Masato Nakamura
Masato Nakamura compôs a trilha sonora de Sonic 1 e 2, junto com sua Banda japonesa Dreams Come True, foi o toque final perfeito para fazer Sonic 2 ser um dos clássicos mais jogados até hoje.
Sweet Dream – Música final de Sonic 2
Jun Senoue
Takashi Iizuka
Presente e Futuro
Yuji Naka e Takashi Iizuka frente a frente no evento Summer of Sonic em Londres, hoje -25/06/11-
O que vem acontecendo nos últimos anos com Sonic foi nada mais nada menos do que decepções atrás de decepções com os jogos novos lançados pela Sega, que tentava inovar com elementos diferentes nos jogos mas envez de aplausos recebia xingamentos dos fans. Muitos dizem que desde a saída de Yuji Naka da Sega, Sonic desandou de vez, eu particularmente concordo.
Sonic 4
Diferente das promessas feitas em Sonic 4 -lançado ano passado-, o jogo não passou de um remake dos 3 clássicos antecessores, praticamente sem novidades. O que a fan-dome clássica esperava ser um sucesso, hoje é um dos jogos mais odiados entre todos os fans por uma coisa: A Física. Por mais que digam que não, a física foi um fator importante pro fracasso de Sonic 4 entre os fans por esse simples motivo:
Subir 90º andando normalmente entre muitas outras coisas grotescas nesse jogo -incluso a trilha sonora muito fraca em comparação aos anteriores- não pareciam ser algo agradável a quem jogava, principalmente se um jogo que dizia voltar aos clássicos não tinha a mesma física deles, foi uma física muito artificial, diferente do que todos estavam acostumados, como devem imaginar isso não agradou muita gente, e só serviu pra manchar mais a imagem do ouriço e da Sega.
Sonic Generations, como o nome sugere, de 1991 até 2011, vai unir em um só jogo as fases mais amadas dos jogos do Sonic, unindo também a fan-base dividida entre os classicistas e atuais em uma tacada só. O Jogo será lançado em comemoração ao aniversário do ouriço, que foi dia 23/06/2011, dia que foi lançada a Demo do jogo.
Eu joguei a demo e posso dizer que fiquei impressionado, jogando a mesma uma fase vez após vez, matando a saudade do que era esperado a quase 15 anos pelos fans, um jogo digno que voltasse a essência dos primeiros jogos. E é claro, a física, está idêntica, foi isso que mais surpreendeu no jogo, jogar igualzinho se jogava 20 anos atrás é realmente incrível. Pra finalizar, fiquem com dois vídeos do SGN:
Game Play do Generations no PS3
Demonstração da física verdadeira-vídeo risonho-
Esse “bug” também está presente nos primeiros jogos, mas não no Sonic 4 =P
Nesse o título diz tudo!
~~Laganaro, André – アンドレ
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Então é isso pessoal, até o próximo post õ/
Só faltou comentar q o Takashi Iizuka é o responsável por fazer Sonic ficar viajado e desagradável (aliens, princesa emo), mas isso é só a opinião dos fãs… xP